O que são antibióticos veterinários?

O que são antibióticos veterinários?
2 anos atrás

Os antibióticos veterinários são medicamentos eficientes e específicos para combater as bactérias causadoras de inflamações e infecções. Porém,  devem ser administrados da maneira correta, para evitar o risco da resistência das bactérias.

Para cuidar com eficiência de criações de animais ou administrar os materiais que comercializa em  casas de ração, é necessário compreender mais sobre os antibióticos veterinários. 

E para esclarecer o propósito dos antibióticos, segue este conteúdo para explicar como funcionam, os tratamentos que estes são utilizados, algumas categorias e a qualidade dos antibióticos Indubras.

São estas as seções disponíveis neste conteúdo:

Sumário

O que são antibióticos veterinários?

Os antibióticos veterinários são medicamentos com ativos naturais ou sintéticos, que têm como principal função destruir as bactérias e impedir a proliferação destas, sem causar efeito tóxico ao animal que foi administrado.

Estes medicamentos começaram a ser estudados em 1929, pelo médico bacteriologista Alexander Fleming, que por um acidente descobriu a substância penicilina, produzida por fungos e que inibia o desenvolvimento das bactérias. Em 1941, os pesquisadores Howard Florey e Ernst Chain, desenvolveram métodos para produzir esta substância em larga escala e purificá-la.

E a partir daí, o primeiro agente antimicrobiano com ativo base  penicilina foi usado com sucesso e ficou disponível à população, tanto para animais quanto para pessoas. E em 1945, esses pesquisadores ganharam o prêmio Nobel. 

Em 1950, ampliaram os estudos sobre os benefícios do uso de antibiótico em animais, e foi mostrado que este favorece o crescimento e nutrição deste em doses específicas e baixas. E em contrapartida, foi observado na mesma década o uso inadequado, e em grandes doses, e foi constatado que deixava os animais com resistência aos antibióticos, e por consequência deixava as bactérias infecciosas vivas e imunes à medicação. 

O uso de antibióticos na vida animal possui 4(quatro) objetivos, e são:

  • Combate às infecções, e elevar a resistência a doenças;
  • Impedir que as bactérias infecciosas se multipliquem, diminuindo a mortalidade;
  • Torna o organismo mais eficiente na captação de nutrientes;
  • Potencializar o crescimento e a taxa de produtividade.

Os antibióticos podem ser aplicados para tratar infecções em todas as partes do corpo dos animais que estejam afetadas por infecções bacterianas, fúngicas e parasitárias.

Antibióticos e Antimicrobianos

São antimicrobianos todas as substâncias que combatem micróbios como: bactérias, fungos e parasitas.Os medicamentos antibióticos são um tipo de fármaco antimicrobianos, que inibem e destroem as bactérias infecciosas.

A diferença entre os antibióticos e os demais antimicrobianos, é porque este primeiro em questão, têm sua origem em microorganismos e são obtidos naturalmente.

Já os demais antimicrobianos, são feitos por compostos químicos sintéticos e semissintéticos, recebendo a nomenclatura de quimioterápicos.

É importante conhecer e atualizar sobre as descrições de cada antibiótico. Até mesmo os veterinários, é importante que antes de prescrever este fármaco, verifiquem a categorização da AMEG sobre antibióticos.

Deste modo, mantendo atualizados sobre algumas exceções e alertas importantes, como por exemplo: 

  • as políticas nacionais de prescrição; 
  • as singularidades regionais das doenças e a resistência aos antibióticos; 
  • as informações de apoio no Resumo das Características do Medicamento para os medicamentos disponíveis; 
  • e as restrições à utilização em espécies destinadas à produção de alimentos.

Em suma, os antibióticos são antimicrobianos muito importantes e que precisam ser administrados promovendo saúde ao animal.

Principais grupos de antibióticos

Os antibióticos são classificados de acordo com a composição química de base. Os ativos principais da fórmula surgem por adição ou substituição de radicais à estrutura base. 

Os principais antibióticos de uso veterinário estão listados abaixo:

  • Penicilinas, inibidores de beta-lactamase, cefalosporina;
  • Monobactâmicos;
  • Tetraciclinas;
  • Carbapenemes;
  • Alguns antibacterianos principais e de grupos diferentes como sulfonamidas, cloranfenicol, rifamicinas, linezolida, metronidazole, fosfomicina.

Tratamento com antibióticos veterinários

O tempo de uso de antibióticos em tratamentos, podem variar de acordo com a necessidade do animal, de acordo com o tipo de infecção e o porte do mesmo.

Este tem efeitos benéficos nos tratamentos que promovem a vida dos animais combatendo as bactérias e parasitas, e sempre levando em consideração a dosagem correta recomendada pelo profissional veterinário.

Caso a infecção bacteriana não seja tratada, esta pode espalhar em partes maiores do local onde está, atingindo ainda a corrente sanguínea e espalhando-se até mesmo para outras partes do corpo.

O uso deste fármaco pode salvar e oferecer manutenção a vida de animais combatendo vírus e fungos e prevenindo além, de ser utilizadas como auxiliadoras no combate a infecções bacterianas secundárias.

Antibióticos para cães

Os antibióticos veterinários para cães, são indicados pelos veterinários pois estes avaliam os sintomas e prescrevem a dose certa e o período de tempo adequado de acordo com este pet.

Geralmente, são indicados em infecções gastrointestinais, otite, gripe e doença do carrapato. Estas são as principais indicações do uso do antibiótico, e é muito importante que seja utilizado até o período indicado. Mesmo que o cachorro melhore, tem que continuar seguindo até o período indicado.

Deste modo, os micróbios serão eliminados. Caso contrário, se suspender o uso antes do período indicado, o organismo pode se tornar resistente e o pet não melhorar. 

Um exemplo de excelente antibiótico para cães é o Danettril Comprimidos. E lembrando que precisa seguir as orientações do veterinário para manter a saúde do cãozinho.

Antibióticos para Gatos

Os antibióticos para gatos são indicados para tratamentos de infecções  internas e externas de origem bacteriana. Estes também podem ser usados para tratar infecções secundárias, na prevenção de doenças e várias enfermidades.

É importante ter atenção e perguntar ao veterinário, quais efeitos colaterais este pode provocar ao pet e administrar as doses corretas e o período de tempo adequado.

Antibióticos para Bovinos

O uso correto de antibióticos para bovinos pode gerar economia para o produtor através da prevenção e eliminação de doenças, evitando contaminação em toda a criação.

Algumas das infecções mais comuns nos bovinos são: Mastite bovina, Brucelose, Febre aftosa, Leptospirose, Clostridiose e Doenças do casco.

Antibióticos Indubras

Os antibióticos da Indubras são desenvolvidos em nossos laboratórios com profissionais gabaritados e equipamentos de ponta. Pois, temos como nossa missão a manutenção da saúde da sua criação, seja apenas um pet ou um grande bando e manada.

Com a qualidade e credibilidade de 24 anos de mercado oferecendo sempre o melhor! 

Para conhecer melhor o nosso catálogo de produtos, acesse.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe e comente.