Sarna animal tem cura? Conheça os sintomas e como tratar este problema

Sarna animal tem cura? Conheça os sintomas e como tratar este problema
1 ano atrás

Se o seu pet está apresentando coceira em excesso e lesões na pele, ele pode estar com sarna, que gera muito desconforto e é uma das doenças que mais acomete os cães e gatos. A sarna é causada por ácaros, gerando a coceira e feridas pelo corpo do animal. Mas será que a sarna animal tem cura?

Portanto, se você é pai ou mãe de pet, deve estar atento às infecções que podem acometer o seu cão ou gato. Por isso, no decorrer deste artigo, abordamos os tipos de sarna, como tratar, quais são os sintomas, entre outras informações. 

Leia e fique por dentro de como cuidar do seu pet caso ele tenha sarna.

O que é sarna animal?

A sarna animal é causada por parasitas conhecidos como ácaros, podendo acometer animais como gatos e cachorros, como também pessoas que tenham contato. Quando uma pessoa é infectada, passa a sentir muito desconforto e coceira em todo o corpo.

Além disso, quando o animal está com sarna, pode sofrer com queda de pelos, feridas, vermelhidão em algumas partes do corpo, perda de apetite, entre outros. 

O que causa a sarna animal e como ela é transmitida?

Existem diferentes tipos de ácaros, portanto diferentes tipos de sarnas, que necessitam de cuidados específicos.  Por exemplo, os ácaros da sarna demodécica são transmitidos da mãe para o filhote no período de amamentação, para esse tipo de sarna, não há cura.

Já a sarna sarcóptica e otodécica são transmitidas através do contato com animais, locais, objetos e pessoas contaminadas. Sendo assim, é necessário se atentar para onde levar o seu pet para dar banho e tosa, pois, lá pode ser um ambiente de transmissão da sarna.

Sarna que acometem cães e gatos

Os seus pets podem ser infectados com diversos tipos de sarna, cada uma com características diferentes. A seguir, você terá mais informações sobre cada tipo de sarna que pode infectar o seu pet.

Sarna sarcóptica

A sarna sarcóptica é a que mais atinge os cachorros, sendo até conhecida como a “sarna canina” ou sarna de cachorro. Entretanto, vale informar que ela pode ser transmitida para gatos e pessoas, por isso, é necessário utilizar luvas quando vai ter contato físico com algum animal que foi infectado.

O Sarcoptes scabiei que é o ácaro responsável por esse tipo de sarna, provoca muita coceira, que causam crostas na pele e vermelhidão. Em humanos, ela é conhecida como escabiose.

Vale informar que o tratamento é feito com injeções semanais e alguns remédios orais.

Sarna otodécica

A sarna otodécica é causada pelo ácaro Otodectes cynotis, é conhecida popularmente por “sarna de ouvido”, geralmente, acontece mais em gatos. A transmissão ocorre por contato direto, indireto ou objetos, podendo infectar até pessoas. 

A sarna otodécica gera muita coceira no animal e inflamação no ouvido, causando muito mais desconforto. Além disso, pode surgir uma sujeira parecida como terra na região.

Vale informar que o tratamento é feito por banhos com produtos destinados a acabar com os ácaros, além de medicações injetáveis. 

Sarna demodécica

A sarna demodécica é provocada através do ácaro Demodex canis, geralmente ocorre mais em cães, porque esses ácaros já vivem na pele canina. Entretanto, a doença só ocorre quando a imunidade do cachorro está baixa e os parasitas começam a reproduzir de forma excessiva até que surge a doença.

Esse tipo é a única que não é infecciosa e não curável. Geralmente, os cachorros são infectados durante o parto ou amamentação, quando as mães já estão infectadas. Diferente das outras, essa não gera coceira e dificilmente apresenta sinais.

Apesar de não ser curável, existe tratamento que é através de banhos e medicações.

Sarna notoédrica

A sarna notoédrica, é conhecida por sarna em gato, entretanto, também pode infectar cachorros. Esse tipo é causada pelo ácaro notoedres e também pode ser transmitida para humanos através do contato direto ou indireto. 

Geralmente, causa lesões eczematosas, crostas amareladas na cabeça, patas e orelhas, escoriações e rugas na pele. 

O tratamento se faz com banhos de enxofre ou amitraz. Vale informar que pode ser necessário sedar o animal, pois em alguns casos é necessário cortar o pelos e retirar as crostas.

Como identificar sarna animal corretamente?

Para identificar se o seu pet está com sarna animal, é importante prestar atenção aos sinais que ele vem dando. Por exemplo, se ele está com uma coceira excessiva, pelos caindo, pele com escoriações, odor, perda de apetite, entre outros, é hora de procurar um médico veterinário.

Assim, ele analisará os sinais e poderá identificar se o seu pet está com sarna. Dessa forma, você poderá iniciar o tratamento correto e logo o seu animal estará melhor.

Como tratar um animal com sarna?

Como podemos perceber, a sarna pode oferecer diversos prejuízos para o animalzinho. Por isso, cabe ao dono a atenção em identificar o problema e saber como estar realizando o tratamento da forma adequada.

Para tratar o seu animal, será receitado medicações oral e também produtos destinados para aplicar na pele do seu pet com objetivo de amenizar a coceira e trazer mais conforto.

Sintomas da sarna animal?

Os sintomas da sarna animal são:

  • Queda do pelo;
  • Escoriações e vermelhidão na pele;
  • Coceira;
  • Perda de paladar e peso;
  • Feridas;
  • Descamação.

Nos humanos, os sintomas podem ser iguais aos do animal, entretanto, aparece comichão principalmente à noite, erupções cutâneas principalmente nos dedos, axilas, seios, nádegas, genitais e abdômen.

Sarna animal tem cura: tratamento

O tratamento da sarna se dá através de medicação oral e produtos destinados a diminuir os sintomas na pele do animal. Dessa forma, será necessário se atentar às doses indicadas pelo veterinário.

Além disso, os produtos como sabonetes e pomadas devem ser usados corretamente para que a coceira e as feridas diminuam. Assim, o seu animal terá mais conforto.

Por que contar com tratamento, vitaminas e medicamentos de procedência é importante?

Realizar o tratamento com vitaminas e medicamentos fabricados por empresas de qualidade é de suma importância para a melhoria do seu pet. Por isso, na hora de comprar medicação para o seu animal, procure pela Indubras.

Com a Indubras você garante um tratamento de qualidade para o seu pet. Somos referência em medicamentos e vitaminas animais, estamos há anos no mercado garantindo a saúde de milhares de pets.