Dia Mundial dos Animais de Rua – 4 de abril

Dia Mundial dos Animais de Rua – 4 de abril
4 semanas atrás

O dia dedicado aos animais de rua tem como objetivo aumentar a conscientização sobre os animais vítimas do abandono e maus tratos ao redor do mundo. Celebrado em várias partes do globo, este dia destaca a importância da proteção, da adoção responsável e cuidados adequados para os animais que buscam por um lar. Também é destacada a importância da castração como forma de controle populacional e para encorajar o apoio a abrigos e organizações dedicadas ao bem estar animal.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que haja aproximadamente 600 milhões de animais vivendo nas ruas em todo o mundo, seja por terem sido abandonados, ou nascidos nessa condição. No Brasil, esse número chega a cerca de 30 milhões, incluindo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros em situação de vulnerabilidade. Além desses fatores, cães e gatos em situações de rua, podem causar um desequilíbrio do ecossistema, devido à caça a animais silvestres para se alimentar, e a falta de vacinação, aumentando assim o risco de serem portadores e transmissores de doenças zoonóticas.

Mas por que esses números são tão alarmantes?

Uma pesquisa realizada pelo Ibope e o Instituto Waltham, revelou que:

  • 59% das pessoas entrevistadas deixaria o animal em caso de mudança de casa;
  • 14% justificam o abandono alegando motivos facilmente contornáveis, alguns deles como: não ter tempo para cuidar como gostaria; porque o comportamento era inadequado; porque o filho nasceu; porque era muito caro.
  • 27% alegam dos entrevistados responderam que o animal morreu, sendo 5% por envenenamento e 2% tiveram o animal roubado ou desaparecido.

Outro problema recorrente que favorece o abandono é a negligência com a castração. Os animais acabam se reproduzindo levando a proliferação descuidada. A realidade da vida de cães e gatos vítimas da irresponsabilidade do homem, resultam em fome, sede, doenças, maus tratos, rejeições e acidentes. Uma triste realidade encontrada pelas ruas de todo o Brasil.

Como podemos contribuir para evitar o abandono de animais?

  • Alertar, informar, advertir e adotar animais de rua é a principal chave para impactar vidas e mudar a realidade de milhares de cães e gatos.
  • A adoção responsável é uma forma de acolhimento, respeito e amor pela causa animal, os tutores precisam garantir recursos essenciais ao animal, como: saúde, alimentação, bem-estar, entre outros.
  • Apoiar ONGs;

Por estas e outras razões que o dia 04 de abril é tão importante, pois ele tem o objetivo de conscientizar, sensibilizar e prevenir ao abandono e maus tratos contra os animais.  Afinal, todos merecem cuidado, amor e proteção.

Como denunciar maus tratos e abandono a animais?

No Brasil, há leis e autoridades encarregadas de lidar com denúncias de maus tratos contra animais. Se você testemunhar crueldade contra animais de qualquer tipo, como abandono ou agressão, você pode ir à delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência ou procurar a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

Denúncias anônima também podem ser feitas pelos telefones: LigMinas:155 – opção 7 para o estado de Minas Gerais ou (31) 3069-6601 – opção 7 (para ligações fora do Estado, ou procure pelo órgão responsável do seu estado.

Colabore, compartilhe e adote!

Ao fazer isso, não apenas melhoramos a vida dos animais de rua, mas também promovemos um mundo mais compassivo e solidário para todas as formas de vida.

Faça a sua parte e abrace a causa animal.

Equipe Técnica Indubras