Coccidiose aviária é uma doença que afeta diversos tipos de aves e é muito comum no Brasil, podendo ser um risco para a vida e para o completo desenvolvimento delas.
Se você tem uma ave pet ou é um avicultor, já percebeu uma diarréia frequente em seu animal? Ou perda de peso e retardo no desenvolvimento?
Leia este conteúdo e entenda um pouco mais sobre o diagnóstico de coccidiose e aprenda quais os sintomas, riscos, origem, tratamento, como prevenir e preserve a vida das suas aves.
Aproveite o conteúdo!
O que é Coccidiose?
A coccidiose é uma doença causada pelo protozoário do gênero Eimeria, que se aloja no intestino das aves, provoca lesões e destrói células e tecidos.
Essa doença causa inúmeros prejuízos: queda na produção, retardo no crescimento e desenvolvimento das aves, já que diminuição da absorção de nutrientes pelo organismo, o que pode levar as aves à morte.
A coccidiose normalmente afeta aves jovens, causando diminuição do apetite, quadros de diarreia, má absorção de água, nutrientes, ferro, cálcio, sódio e outros elementos essenciais à vida. Todos esses fatores contribuem para a redução da imunidade, o que deixa as aves mais susceptíveis à outras doenças.
As principais aves de criadouros que podem ser atacadas são: frango, codornas, perus, pombos, marrecos, pavões, galinhas, faisões, dentre outras. E a principal ave doméstica são as calopsitas.
Ciclo de vida: origem e transmissão
A Coccidiose geralmente é transmitida quando as aves ingerem alimentos ou água contaminados com partículas de fezes contendo os oocistos (ovos).
Normalmente as aves confinadas são os principais alvos desta doença, pois convivem juntas, se alimentam juntas, além de outros fatores, como a alta temperatura e umidade, que favorecem a disseminação.
A transmissão acontece através dos ovos eliminados nas secreções das aves infectadas, tanto nas fezes como na saliva, além de ficar no ambiente, contaminando objetos e alimentos.
Sintomas da Coccidiose
As aves infectadas, o protozoário no intestino, possuem diversos sintomas, que prejudicam seu organismo como um todo. São sintomas característicos desta doença:
- diarréia intensa, às vezes com presença de sangue;
- desidratação;
- despigmentação da pele;
- fadiga, sonolência e prostração;
- anemia e perda de peso;
- penas arrepiadas (eriçadas);
- má absorção dos alimentos —sendo possível perceber fezes com sementes inteiras;
- dentre outros sinais clínicos.
É muito importante ao detectar esses sintomas acionar um veterinário para confirmar o diagnóstico através de exames e conhecimentos técnicos.
Ao identificar um animal contaminado é fundamental retirá-lo do convívio com os outros e realizar o tratamento fora do confinamento.
Como tratar a Coccidiose?
Antes de tudo, é ideal recorrer ao médico veterinário para um correto diagnóstico. Normalmente a detecção é realizada através do exame de fezes, também conhecido como coproparasitológico, onde há análise da presença de oocistos (ovos).
Diante disso, é possível ser informado como tratar a coccidiose, e os cuidados são direcionados pelo profissional capacitado.
Medicamentos indicados
Um dos remédios mais indicados é o Avemil Solúvel da Indubras, produzido com excelência e inovação. Podendo apresentar excelentes resultados no trato digestivo, tratando a coccidiose.
Além da necessidade de adequar a alimentação da ave e aumentar a frequência da higienização do local destas.
Ao longo do tratamento, a ave deve permanecer em isolamento para evitar contaminação dos outros animais.
Vacinação contra Coccidiose
É muito indicado vacinar as aves, uma prática muito efetiva no combate à coccidiose. É possível encontrar dois tipos de vacina no mercado contra esta moléstia, sendo as vacinas: virulenta e atenuada.
Deste modo, as vacinas atenuadas oferecem maior segurança pois não possuem o vírus vivo. E tendo a segunda geração, um mercado crescente desde que foi lançada comercialmente, de acordo com H. S. Lillehoj e E P Lillehoj, (2000).
Melhor solução contra a Coccidiose é a prevenção
A melhor solução é a prevenção, pois a contaminação é rápida e a proliferação também, além do parasita permanecer no organismo por um período de um ano e o tratamento efetivo necessita de muitas ações.
Seguem algumas dicas:
Primeiramente, o ideal é realizar com maior frequência e atenção a higienização, juntamente com desinfecção do ambiente e também das vasilhas de água e alimento.
Também é indicado promover maior ventilação, evitando excesso de umidade e altas temperaturas nos abrigos das aves, que são condições favoráveis ao protozoário.
Equilibrar o número de animais no viveiro, diminuindo assim o excesso de matéria orgânica e umidade no abrigo.
Realizar a manutenção nas vasilhas de água, evitando acúmulo de sujeira e também vazamentos que podem deixar o ambiente com excesso de umidade.
Todas estas ações são importantes para o avicultor e também para o dono de aves pets.
Gostou deste conteúdo? Conheça o catálogo completo de soluções para Pets e criações.