Diversos fatores podem desequilibrar a microbiota intestinal dos animais, entre eles toxinas presentes em alimentos, plantas, medicamentos e substâncias químicas. Cães e gatos, por instinto, exploram o ambiente e podem ingerir materiais tóxicos sem intenção. A falta de informação dos tutores ou até ações mal-intencionadas aumentam esse risco.
Outro ponto preocupante é o uso incorreto de medicamentos, seja por dosagem errada e/ou ausência de orientação profissional, o que pode causar superdosagem e intoxicação medicamentosa. Esses quadros comprometem o sistema digestivo, afetam a microbiota e podem gerar sintomas agudos que exigem atenção imediata.
Sintomas de intoxicação
Os sinais aparecem de forma rápida e variam conforme o agente tóxico. Os mais comuns incluem:
- Salivação excessiva;
- Tremores musculares;
- Vômitos;
- Diarreia;
- Desorientação;
- Dificuldade em manter-se em pé ou andar;
- Pupilas dilatadas;
- Dificuldade para respirar;
- Convulsões.
Como o carvão ativado funciona?
Os animais estão sujeitos a envenenamentos. Nesses momentos, adotar medidas que reduzam a absorção das toxinas pode contribuir para evitar quadros mais graves. É aí que entra o carvão ativado.
Em situações de emergência, o carvão ativado pode ser um importante aliado. Sua estrutura altamente porosa permite adsorver toxinas presentes no trato gastrointestinal, impedindo que sejam absorvidas pela corrente sanguínea. Funciona como uma “esponja”, prendendo compostos tóxicos em sua superfície e favorecendo sua eliminação pelas fezes. Ele pode ser administrado de forma imediata ao primeiro sinal de suspeita, mas sempre deve ser seguido por avaliação profissional. Em muitos casos, ele atua como um suporte inicial que ajuda a evitar o agravamento do quadro clínico.
Suplementação aminoácido e vitamínica na recuperação de animais intoxicados.
Durante ou após uma intoxicação, o organismo do animal precisa de suporte para repor energia, reparar danos e fortalecer a imunidade. Alguns nutrientes se destacam nesse processo:
- Vitamina B12: auxilia na regeneração celular, principalmente em casos com danos intestinais ou neurológicos. Também contribui para o metabolismo celular e o fortalecimento do sistema imunológico.
- Dextrose: fornece energia rápida, essencial em casos de fraqueza, hipoglicemia ou desgaste intenso. Ajuda a manter o metabolismo ativo durante a recuperação.
- Metionina: aminoácido essencial com ação antioxidante, importante para a proteção e desintoxicação do fígado. Também fortalece a imunidade.
- Lisina: fundamental para a produção de proteínas e recuperação de tecidos. Atua na regeneração celular e na resposta inflamatória.
O papel do probiótico em casos intoxicação
A microbiota intestinal é uma linha de defesa vital para os animais. Quando ocorre uma intoxicação, a flora intestinal pode ser diretamente prejudicada, favorecendo a proliferação de microrganismos patogênicos e comprometendo a absorção de nutrientes.
Os probióticos atuam restaurando o equilíbrio da microbiota, competindo com patógenos, reforçando a barreira intestinal auxiliando na recuperação.


TOXfim: Uma fórmula pensada para seu pet
A linha Floranbac da Indubras apresenta o TOXfim, um suplemento aminoácido e vitamínico para cães e gatos, com carvão ativado e probióticos em sua formulação. É um produto desenvolvido para oferecer auxilio no balanço nutricional e recomposição da microbiota intestinal.
O TOXfim atua como:
- Adsorvente de toxinas com carvão ativado;
- Suporte à saúde da flora intestinal com probióticos;
- Contem lisina: aminoácido essencial.
TOXfim une ingredientes selecionados para oferecer suporte nutricional e auxiliar no equilíbrio intestinal de forma prática, segura e consciente e em breve estará disponível no mercado.
Equipe Técnica Indubras