Os amigos de quatro patas também podem sofrer com infecções, fazendo com que eles fiquem espirrando, tossindo, com o nariz escorrendo e até dificuldade de respirar. Entretanto, muitos tutores não sabem identificar um cachorro com pneumonia e acabam demorando para buscar um tratamento, fazendo com que os pequenos acabem sofrendo por mais tempo.
Portanto, se você é dono de pet e quer saber mais sobre os sintomas da pneumonia canina, as suas causas, sintomas e qual é o tratamento ideal, continue lendo este artigo e saiba mais! Aqui você saberá o que fazer para garantir que o seu cachorro fique bem e não sofra tantas consequências da pneumonia.
Sintomas do cachorro com pneumonia
Assim como os resfriados, a pneumonia primeiramente apresenta sintomas como tosses e espirros. Entretanto, com o passar do tempo, esses sintomas acabam gerando outros problemas que farão com que seu pet fique muito desconfortável.
Dentre eles, os principais sintomas são:
- Falta de ar;
- Nariz escorrendo;
- Febre;
- Falta de apetite;
- Latidos roucos;
- Vômitos;
- Cachorro com tosse;
- Mudança na cor da boca e língua;
- Desidratação.
Portanto, em um cachorro com pneumonia os sintomas apresentados são esses citados. Vale informar que não é porque seu cachorro apresentou esses sintomas que ele vai estar com pneumonia, pois ele pode estar apenas com um resfriado.
Dessa forma, na primeira apresentação dos sintomas, é importante procurar um médico veterinário para diagnosticar e iniciar o tratamento.
Qual a diferença entre Pneumonia e Broncopneumonia?
Um cachorro com pneumonia, é aquele que a infecção atinge o pulmão, podendo ser apenas um ou os dois. Vale informar que, geralmente, é ocasionada por vírus, bactérias, protozoários ou fungos.
Já a broncopneumonia atinge várias regiões dos pulmões e são pequenas lesões. Entretanto, as duas formas acabam acometendo o cachorro de forma aguda, podendo ocasionar grandes problemas e gerar muito desconforto.
O que pode causar pneumonia em cães?
Geralmente, o que causa a pneumonia são fatores secundários, ou seja, primeiramente o cachorro apresenta alguma doença respiratória. Em seguida, as bactérias aproveitam a oportunidade e acabam se instalando no pulmão. Por exemplo, quando o cachorro está com tosse.
Nesse sentido, como o sistema imunológico do animal está debilitado, as bactérias aproveitam da situação e agem, causando, assim, a pneumonia. Além disso, a idade do pet e a alimentação, são fatores que podem influenciar no desenvolvimento da doença.
Portanto, se o seu cachorro está apresentando sintomas de resfriado, ou algum outro tipo de doença respiratória, em que diminua o sistema imunológico, redobre sua atenção. Assim, você estará cuidando para que o seu pet não desenvolva uma pneumonia e se torne um problema maior.
Quais os tipos de pneumonia em cachorro?
Se o cachorro estiver com pneumonia, saiba que existem 4 tipos que podem se manifestar no seu pet, entre elas:
- Pneumonia bacteriana: a que ocorre com mais frequência;
- Pneumonia fúngica: quando os fungos se proliferam, não há tanta frequência;
- Pneumonia viral: ocasionada por agentes infecciosos virais;
- Pneumonia parasitária: ocasionada por parasitas que geram problemas no trato respiratório.
Além disso, existe a pneumonia aspirativa que é ocorre quando o conteúdo alimentar vai para os pulmões, podendo ser ocasionada nas situações que o pet vomita. Vale informar que essa pneumonia se desenvolve devido a alguma doença, por exemplo, paralisias de faringe e laringe.
Nesse sentido, o seu pet pode desenvolver esses 5 tipos de pneumonia, mas atente-se, pois todas elas são perigosas e que quanto mais rápido iniciar o tratamento, melhor será para o seu cachorro. Dessa forma, um cachorro com pneumonia deve ser acompanhado por um médico veterinário, para diagnosticar e iniciar o tratamento correto.
O que fazer quando o cachorro está com pneumonia?
Primeiramente, se o seu pet está apresentando sintomas de pneumonia, o ideal é levá-lo para um médico veterinário, em que analisará os sinais e solicitará exames para confirmar o diagnóstico. Em seguida, possivelmente, o seu pet será encaminhado para iniciar o tratamento com antibióticos para cachorro.
Além disso, é de suma importância que você mantenha o cachorro em um clima ambiente, fazendo com que ele não fique exposto ao frio. Também é necessário se atentar à alimentação do pet e auxiliar na reidratação.
Com os remédios e cuidados, logo o seu bichinho vai se recuperar!
Tratamento
O tratamento utilizado em cachorro com pneumonia são antibióticos caninos, repouso e manter o pet aquecido e protegido. Além disso, não se esqueça de alimentá-lo e hidratá-lo.
Procure o médico veterinário e siga as recomendações.
Equipe Técnica Indubras