Encantadores, misteriosos e cheios de personalidade: todos os gatos têm seu charme único. Mas quando o assunto é a coloração dos pelos, nenhum felino sofreu tanta injustiça quanto o gato preto. Por séculos, esses animais foram envolvidos em lendas e superstições, principalmente as que relacionam sua imagem à má sorte. E isso ainda afeta a adoção desses animais em diversos países.
Então hoje, em clima de Halloween, vamos entender de onde veio essa fama injusta e por que os gatos pretos merecem ser celebrados e protegidos!
Sobre esses felinos e alguns belos motivos para você adorar um gatinho preto!
Uma história marcada por lendas e equívocos
A crença de que gatos pretos trazem azar não nasceu do acaso. Durante a Idade Média, período marcado por forte influência religiosa e medo do desconhecido, começou a associação dos felinos pretos com bruxaria. Como o preto era visto como “cor das trevas”, acreditava-se que bruxas poderiam se transformar nesses animais durante a noite.
A lenda de que os gatos pretos dão azar é tão forte no Mundo inteiro que ainda tem muita gente que acredita nisso! A boa notícia é que todo esse boato parece finalmente estar acabando.
Má sorte? Não! Muita sorte.
Ao longo da história, os felinos viveram altos e baixos, e os pretinhos, em especial, carregaram simbolismos poderosos.
No Egito Antigo, os gatos de todas as cores eram reverenciados como deuses, mas os gatos pretos tinham um lugar ainda mais especial: eram vistos como criaturas mágicas, símbolos de proteção e boa sorte.
Em outros países, como o Japão, a Escócia e até mesmo entre os marinheiros britânicos, eles também representam prosperidade, segurança e boas energias, reforçando que, ao redor do mundo, o gato preto sempre foi um verdadeiro amuleto de sorte.
Hoje, a ciência comprova o que os antigos já intuíram: conviver com gatos, independente da cor, faz bem e por vezes, são incorporados em diferentes formas de terapia e atividades de bem-estar para humanos.
Das sombras para os holofotes: os pretinhos estão com tudo!
Um exemplo marcante veio do cinema: “FLOW” (2024), vencedor do Oscar de Melhor Animação, apresenta um gato preto como protagonista: sensível, inteligente e heroico.
Após o sucesso do filme, os gatos pretos voltaram aos holofotes, mas desta vez com o reconhecimento que merecem: o de símbolos de afeto, coragem e sorte.
Representações como essa ajudam a quebrar estigmas antigos e mostrar ao mundo que os gatos pretos são tão amorosos, carinhosos e incríveis quanto qualquer outro.
Não por acaso, as adoções de gatos pretos aumentaram significativamente após o sucesso de “FLOW”, provando que, quando a percepção muda, o coração das pessoas se abre também.
Neste Halloween, apague o mito e acenda o amor, porque a única magia que um gato preto carrega é a de transformar qualquer lugar cheio de sorte.
Equipe Técnica Indubras